Como poupar nos impostos: Benefícios fiscais em Portugal

Você quer saber como poupar nos impostos? Então, confira este artigo que preparamos para te explicar como isso é possível!

Você quer saber como poupar nos impostos? Então, saiba que existem maneiras simples de fazer isso que podem ser usadas por residentes, com a ajuda de alguns benefícios fiscais. Quer entender como isso é possível? Então, confira este artigo que preparamos para você saber como poupar nos impostos!

Imagem: divulgação/web.

O que são benefícios fiscais?

Os benefícios fiscais referem-se a vantagens concedidas pelo sistema fiscal a determinados contribuintes ou atividades, que resultam em reduções de impostos ou aumento no reembolso recebido. 

Essas vantagens têm como objetivo incentivar determinados comportamentos, atividades econômicas ou investimentos que são considerados benéficos para a sociedade, economia ou ambiente.

Sendo assim, podemos dizer que, na prática, o governo oferece estes benefícios com o objetivo principal de movimentar a economia.

Também vale destacar que existem vários benefícios fiscais, e eles podem se aplicar tanto a pessoas quanto a empresas. Só para ilustrar, alguns deles estão relacionados à moradia, utilização de serviços de saúde, educação etc.

Como poupar nos impostos?

Como foi dito acima, em Portugal, há diversos benefícios fiscais que podem ajudar a poupar nos impostos

Porém, é importante destacar que há alguns cuidados que você precisa tomar para que possa aproveitar as reduções nos valores pagos por você.

Primeiramente, você precisa ser residente fiscal em Portugal e colocar o seu número de identificação fiscal nas faturas. Além disso, também é necessário fazer a validação delas no e-fatura.

Agora que você já sabe tudo isso, veja abaixo quais são os benefícios fiscais que podem ser declarados no IRS e te ajudar a reduzir o pagamento de impostos. 

Despesas gerais familiares

Primeiramente, é possível poupar nos impostos no que diz respeito às despesas familiares. Isso vale para gastos como, por exemplo, energia, água, gás, supermercado etc.

Essas deduções podem chegar a 35% das despesas nesta área e possuem um limite de 250 euros por contribuinte.

Saúde

As despesas com saúde também contribuem para deduções no IRS, atingindo 15%, até um máximo de 1.000 euros. 

Elas podem incluir, por exemplo, desde despesas como consultas médicas e medicamentos, até próteses, aparelhos ortodônticos, óculos e armações, cirurgias, internamentos hospitalares, tratamentos etc.

Além disso, os seguros de saúde também entram para essa categoria e podem ajudar na redução do IRS.

Educação

As deduções do IRS relacionadas a despesas com educação têm um limite máximo de 800 euros por contribuinte e você pode ter a redução de no máximo 30% do valor gasto nessa área. 

Essas despesas incluem, primeiramente, mensalidades em colégios e creches. Além disso, elas também podem englobar livros escolares, refeições e transporte quando necessário.

No entanto, no caso das famílias que possuem estudantes em escolas no interior do país, é possível deduzir até 40% das despesas com educação.

Imóveis

Há também benefícios fiscais para a redução dos impostos em relação aos imóveis e à habitação

Neste caso, o valor máximo de desconto que você receberá é de 15% do valor suportado por qualquer membro do agregado familiar.

Lares

Por fim, você também pode obter dedução do valor gasto com lares e instituições de apoio à terceira idade e para pessoas com deficiência.

Neste caso, a redução nos impostos terá um valor máximo de 25%, levando em consideração os gastos que você realizou nessa área.

Aplique essas dicas de como poupar nos impostos!

Como você viu acima, poupar nos impostos pode ser algo mais simples do que muita gente imagina.

Portanto, certifique-se de seguir as recomendações de sempre usar o seu NIF nas faturas e validá-las, para que você possa obter a dedução ou mesmo o reembolso.

Daniele Freitas
Escrito por

Daniele Freitas

Carregando…

0