Portabilidade de Conta: O processo simplificado para mudar o seu ordenado e débitos diretos para uma conta digital sem dores de cabeça.
Quer saber como funciona a portabilidade de conta e como realizar esse processo? Então, confira aqui tudo isso e mais!
A portabilidade de conta é uma alternativa simples e rápida para quem deseja trocar de banco. Você ainda não sabe como funciona esse processo e como dar início ao processo? Então, continue lendo para tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto.

Como funciona a portabilidade de conta?
Mudar o seu ordenado, débitos diretos e domicilições bancárias para uma nova conta digital pode parecer complexo, mas atualmente esse processo foi facilitado significativamente.
Tudo isso, graças às novas regras do Banco de Portugal, que garantem uma transição ágil, transparente e sem complicações.
Quer saber mais? Então, veja a seguir as principais características desse processo.
O que acontece e o que pode mudar?
Durante o processo todos os débitos diretos e ordenados são transferidos automaticamente para a nova conta a partir da data definida pelo cliente.
Além disso, o saldo remanescente da conta antiga deve ser transferido e você já pode encerrar a conta automaticamente se desejar.
Processo concluído em até 13 dias úteis
Atualmente, os bancos precisam concluir o processo, no máximo, 13 dias úteis a partir do momento em que o cliente formaliza o pedido com o banco receptor.
Na prática, nos primeiros 2 dias úteis, o banco em que você deseja abrir uma nova conta solicita ao banco de origem todas as informações necessárias.
Em seguida, o banco de origem tem 5 dias úteis para responder e executar as tarefas necessárias.
Depois disso, o banco receptor tem outros 5 dias úteis para dar continuidade ao processo e então concluir a portabilidade.
Formulário único e autorização clara
O Banco de Portugal também informa que a instituição financeira receptora deve disponibilizar ao cliente um formulário padrão com todas as autorizações necessárias, incluindo, por exemplo:
- Transferência dos créditos regulares (como ordenado ou pensões);
- Alteração de débitos diretos;
- Encerramento da conta antiga, quando solicitado;
- Transferência do saldo remanescente.
Transparência e sem custos ocultos
A partir de agora, os bancos estão obrigados a avisar os clientes, de forma clara e acessível, sobre o processo e eventuais comissões envolvidas, mesmo que na maioria dos casos, não seja cobrado qualquer valor por utilizar o serviço.
Também vale a pena ressaltar que o acesso a essas informações deve ocorrer tanto em balcões, quanto nas plataformas digitais.
Como fazer o pedido de portabilidade de conta em Portugal?
Como você viu acima, o processo de portabilidade de conta é simples, seguro e regulamentado pelo Banco de Portugal.
Se você pretende mudar a sua conta para uma nova opção digital, seja por melhores condições, aplicativos mais eficientes ou taxas menores, saiba que há uma única coisa que você precisa fazer e o resto fica por conta dos bancos envolvidos.
Veja abaixo os passos principais para mudar o seu ordenado, débitos diretos e outras domiciliações sem complicações:
- Você inicia o processo ao preencher um formulário próprio, disponível no site ou nos balcões do banco receptor (a instituição para a qual deseja mudar a conta);
- O banco receptor inicia a portabilidade e articula com o banco atual;
- O banco de origem fornece dados e executa alterações relevantes;
- O banco receptor ativa débitos e créditos na nova conta e, se solicitado, encerra a antiga.
Pronto! Preenchendo um único formulário, você pode transferir salários, débitos e saldo sem precisar fazer tudo manualmente.
Além disso, depois de aguardar até 13 dias úteis, o processo será concluído e você já poderá utilizar a conta no novo banco que escolheu.