Planejamento financeiro para iniciantes: por onde começar?

Deseja organizar suas finanças, mas não sabe por onde começar? Veja aqui alguns detalhes sobre planejamento financeiro para iniciantes!

Procurando por dicas de planejamento financeiro para iniciantes? Esse método pode ajudar as pessoas a organizar suas finanças e pode ser útil para quem deseja realizar seus sonhos. Mas é preciso ter certos cuidados desde o início. Confira aqui mais informações sobre planejamento financeiro para iniciantes!

planejamento financeiro para iniciantes
Para fazer um bom planejamento financeiro, é preciso seguir alguns passos importantes (Foto: Krakenimages.com/Adobe Stock)

Como um planejamento financeiro pode ajudar na saúde das minhas finanças?

Todas as pessoas possuem sonhos de consumo. Há aqueles que desejam comprar uma casa ou um carro, por exemplo. Outros cidadãos pensam em entrar para uma faculdade ou realizar uma grande viagem.

Mas não é só isso. Existem algumas pessoas que querem alcançar a independência financeira. Uma ação que pode te colocar mais próximo de atingir todos esses objetivos é fazer um planejamento financeiro.

Esse é um instrumento que permite que uma pessoa faça o gerenciamento da sua atual vida financeira e/ou da vida financeira de sua família. Além disso, o mesmo permite a definição de metas para o futuro.

Planejar suas finanças pode ser algo importante por vários motivos. Aqui, você pode, por exemplo, descobrir como utilizar seus recursos de forma eficiente e evitar aqueles gastos desnecessários.

Outro ponto importante é que esse planejamento te coloca mais perto da realização de seus sonhos, visto que você pode organizar todos as suas despesas já levando em consideração todas as suas metas.

Se você deseja realizar uma viagem com seus filhos, por exemplo, é possível colocar todos os gastos com outras contas e fazer a comparação com os possíveis gastos da viagem.

Com isso, já há a possibilidade de saber quanto do seu salário pode ser reservado para a viagem sem prejudicar a sua saúde financeira. Entretanto, é importante ter foco para cumprir o planejamento.

Dicas de planejamento financeiros para iniciantes

Ainda não possui um planejamento financeiro, mas quer fazer um? Como foi dito acima, fazer esse planejamento pode ajudar a administrar a saúde de suas finanças e te ajudar a realizar seus sonhos.

Melhorar a sua relação com o seu dinheiro poder ser algo fácil. No entanto, é preciso mudar certos hábitos. A realização de algumas ações é outro ponto importante na hora de planejar.

Pensando nisso, o Creditável traz um alguns pontos que podem ser úteis para quem quer iniciar um planejamento financeiro para iniciantes. Confira abaixo mais detalhes:

1. Faça uma análise de todas as suas finanças

planejamento financeiro para iniciantes
Analisar suas finanças (Foto: yavdat/Adobe Stock)

A criação de um planejamento financeiro não se resume apenas em traçar metas e criar planilhas. Há outras etapas importantes. O interessado precisa, antes de tudo, analisar a atual saúde das suas finanças.

No caso, trata-se de conferir todos os gastos, as contas e os recursos disponíveis. Esse movimento é importante para você ter uma ideia do que está acontecendo agora e o que pode melhorar para o futuro.

Uma dica é juntar todos os seus holerites, as faturas de cartões e as notas fiscais. Ver o seu saldo também pode ser uma boa pedida. Tudo isso pode contribuir na hora de começar um planejamento do zero.

2. Evite gastos desnecessários

Evitar gastos desnecessários (Foto: Drobot Dean/Adobe Stock)

Uma situação que sempre pode acontecer é aquela vontade de fazer uma compra “inútil”. Às vezes, queremos adquirir um smartphone que está na moda ou aproveitar aquela promoção no mercado.

Isso é algo que pode acontecer com todos. Mas, para conseguir ter um bom planejamento financeiro, é preciso evitar essas despesas desnecessárias e guardar seu dinheiro para uma compra mais importante.

Com isso, você não estará correndo o risco de atrapalhar as contas já feitas (quando o planejamento já estiver pronto). Outro ponto que você precisa estar atento é o uso excessivo do cartão de crédito.

3. Comece a pensar em todas as suas metas para o futuro

Pensar em todas as suas metas para o futuro (Foto: Imagem de freepik)

Todas as pessoas possuem seus desejos e seus objetivos. Para fazer um planejamento financeiro, é preciso deixar claro quais são todas as suas metas para o futuro. Esse é um ponto bastante importante.

Quando a pessoa define seus objetivos, é possível organizar as finanças para saber o quanto deverá ser investido para os mesmos serem atingidos. Tais objetivos podem ser de curto, médio ou longo prazo.

Mas é preciso ter cuidado aqui. Não coloque metas que você não pode cumprir, ou seja, é preciso ser mais realista. Também é necessário pensar em mais de uma alternativa para atingir um certo objetivo.

4. Coloque os ganhos, as despesas e as metas em uma planilha

Colocar os ganhos, as despesas e as metas em uma planilha (Foto: Studio Romantic/Adobe Stock)

Um dos pontos mais importantes deste guia de planejamento financeiro para iniciantes é a criação de uma planilha financeira. Afinal, será aqui que o cliente irá organizar as despesas, os ganhos e as metas.

Com essa ferramenta, o cliente conseguirá ter acesso a todas essas informações com mais facilidade e de forma mais organizada. Hoje, existem diversas ferramentas que podem ser úteis nessa missão.

Uma recomendação é fazer uma planilha onde seja possível acessá-la via computadores e smartphones. Na hora de fazer a montagem, o cliente pode optar por separar as tabelas por assunto.

Isso significa que é possível ter uma planilha só para os gastos (gastos com o carro, contas e outros), uma só para o dinheiro recebido (salário, aluguel de casas e entre outros) e uma para anotar as metas.

5. Pense em criar uma reserva de emergência

planejamento financeiro para iniciantes
Reserva de emergência (Foto: MiguelAngel/Adobe Stock)

Por fim, um planejamento financeiro é importante para quem quer ter uma boa saúde financeira. Mas alguns imprevistos podem vir a acontecer. Por isso, ter uma reserva de emergência pode ser útil.

No caso, esse seria um dinheiro extra que seria utilizado para emergências. Para a criação desse fundo, o cliente pode, por exemplo, separar uma parte do seu salário mensal todos os meses.

Mas não é só isso. Colocar todos os gastos com essa reserva de emergência na sua planilha de gastos pode ser importante. Isso pode até te ajudar a descobrir o quanto será separado.

Gostou das recomendações? Um planejamento financeiro pode ser importante para quem busca a sua independência financeira e para aquelas pessoas que desejam transformar seus sonhos em realidade.

Não há uma idade certa para começar a melhorar a saúde de suas finanças. Mas é preciso rever certos hábitos antigos e realizar algumas ações que podem fazer a diferença.

Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Carregando…

0