Microcréditos em Portugal: Vantagens e Como Obter
Quer saber o que são os microcréditos em Portugal e como obter um? Então, confira essas e outras informações aqui!
Os microcréditos em Portugal dão às pessoas uma oportunidade de obter o auxílio financeiro necessário para iniciar ou expandir seus negócios. Então, se você está considerando essa possibilidade e quer saber mais sobre o assunto, veja abaixo as vantagens do microcrédito em Portugal e como obtê-lo.
O que são os microcréditos em Portugal?
Os microcréditos são empréstimos de pequeno valor que tem como objetivo atender às necessidades de financiamento de pessoas que buscam iniciar ou expandir pequenos negócios.
Esses empréstimos geralmente são concedidos a indivíduos ou grupos que têm dificuldade em obter financiamento por meio de outras modalidades de crédito.
Afinal, alguns bancos liberam este tipo de crédito para autônomos ou mesmo para quem está desempregado.
Vantagens dos microcréditos em Portugal
Agora que você já sabe o que são os microcréditos em Portugal, é hora de conhecer as principais vantagens que eles oferecem para os empreendedores. Confira!
Facilidade de acesso
Sem dúvida alguma, uma das principais vantagens dos microcréditos é que eles tornam o acesso ao crédito mais simples.
Sobretudo, para aqueles que geralmente têm dificuldades em obter a aprovação para outros tipos de crédito.
Só para ilustrar, é bastante comum que os bancos portugueses solicitem a apresentação de comprovantes de renda e de situação empregatícia para o crédito pessoal.
Já no caso do microcrédito, isso não é algo necessário e ele costuma estar disponível para quem não tem um emprego formal, para imigrantes e reformados.
Prazos flexíveis
Os prazos de pagamento dos microcréditos costumam ser flexíveis, o que permite que você escolha um número de parcelas que melhor se adapte às suas necessidades.
Só para exemplificar, em alguns bancos, você pode contratar prazos de 48 e até mesmo 84 meses, o que facilita bastante o pagamento da dívida.
Apoio ao empreendedorismo
Certamente, outra vantagem dos microcréditos é que eles incentivam o empreendedorismo e a criação de empregos, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a redução do desemprego.
Sendo assim, se você tem uma ideia de negócio viável e precisa de apoio financeiro para desenvolvê-la, o microcrédito é uma boa alternativa!
Pode ser usado para várias finalidades
Por fim, também vale a pena destacar que este tipo de crédito pode ser utilizado para várias finalidades.
Como, por exemplo, para a compra de equipamentos, para investir em um curso para o seu desenvolvimento como empreendedor, para o pagamento de despesas etc.
Como obter microcréditos em Portugal?
Os microcréditos têm se mostrado uma ótima forma de financiar um empreendimento.
Por isso, se você deseja obter um microcrédito em Portugal, saiba que isso envolve uma série de etapas. Confira a seguir quais são elas.
Escolha um banco
Atualmente, existem várias instituições e bancos que oferecem esse tipo de crédito para portugueses e estrangeiros.
Sendo assim, pesquise as propostas de diferentes bancos e encontre aquele que melhor se adequa às suas necessidades.
Para isso, não se esqueça de verificar as taxas do crédito, seu prazo, montante e outros benefícios oferecidos pela instituição.
Elabore um plano de negócios
Se você estiver buscando um microcrédito para um novo empreendimento, elabore um plano de negócios sólido que descreva sua ideia de negócio, metas, projeções financeiras e estratégias de execução.
Afinal, muitos bancos exigem que você tenha tudo isso para que o crédito seja aprovado.
Solicite o microcrédito
O próximo passo é fazer a solicitação do microcrédito. Sendo assim, entre em contato com a instituição escolhida e envie sua candidatura.
Este é o momento de apresentar sua proposta de negócio e fornecer a documentação necessária. Portanto, fique atento às exigências do banco!
Avaliação e aprovação
Depois do envio da proposta, a instituição irá avaliar sua candidatura, analisar seu plano de negócios e determinar se você é elegível para receber o crédito.
Se aprovado, você poderá assinar o contrato e receberá o valor contratado em uma conta à sua escolha.
Depois de tudo isso, é só se certificar de manter as parcelas em dia para evitar qualquer problema.
Agora que você já sabe tudo sobre os microcréditos em Portugal, fica mais fácil avaliar se essa é a melhor alternativa de crédito para o seu caso.