Diferenças Entre Crédito Pessoal e Crédito Consolidado: O Que Precisa Saber
Quer saber qual a diferença entre crédito pessoal e crédito consolidado? Então, confira aqui as principais!
Entender a diferença entre crédito pessoal e crédito consolidado é muito importante para quem precisa de um empréstimo. Afinal, ao contratar o tipo de crédito certo para suas necessidades, você tem a chance de economizar. Então, para te ajudar com isso, mostraremos abaixo as principais diferenças entre crédito pessoal e crédito consolidado. Confira!
Diferenças entre crédito pessoal e crédito consolidado
Quando se trata de obter um empréstimo, os consumidores têm várias opções disponíveis, sendo duas delas, o crédito pessoal e o crédito consolidado.
Algumas das características desses créditos são semelhantes. Só para ilustrar, o prazo máximo oferecido pelos bancos para ambos costuma ser de até 84 meses mas pode chegar a até 120 meses.
Além disso, o montante de ambos costuma variar bastante. Sendo que alguns bancos podem disponibilizar, por exemplo, valores acima dos R$ 50 mil.
Apesar dessas semelhanças, esses dois tipos de crédito também possuem várias diferenças. Confira a seguir as principais.
Crédito pessoal
Uma grande diferença entre o crédito pessoal e o crédito consolidado está relacionada à flexibilidade. Afinal, com o crédito pessoal, você pode usar o dinheiro para diversas finalidades, como pagar despesas inesperadas, financiar seus estudos, fazer uma viagem, comprar algo, realizar melhorias em casa etc.
Além disso, os pagamentos mensais geralmente permanecem fixos ao longo do prazo do contrato, facilitando o planejamento financeiro. Afinal, esse tipo de empréstimo costuma ter taxas fixas.
Outra grande diferença entre essas duas modalidades é que o crédito pessoal costuma ter um processo de contratação bem mais simples. Muitas vezes, é possível realizar o processo 100% Online, no site ou app do banco.
Para isso, você só precisa simular os valores, conferir as condições e enviar seus documentos.
Depois disso, a aprovação pode ocorrer rapidamente, levando algumas horas ou dias, dependendo do banco escolhido. E o mesmo é válido para a liberação do dinheiro, que também costuma levar pouco tempo.
Crédito consolidado
Por outro lado, o crédito consolidado é uma opção para aqueles que têm várias dívidas, como créditos pessoais, cartões de crédito ou outros tipos de financiamento, e desejam uni-las em um único empréstimo.
Assim, em vez de lidar com múltiplos pagamentos mensais e taxas de juros diferentes, você pode pagar uma única parcela. O que pode simplificar bastante a gestão financeira.
Outro fator muito importante está relacionado às taxas cobradas pelo empréstimo. Com o crédito consolidado, você pode até conseguir taxas mais baixas do que no crédito pessoal.
Sendo assim, isso pode resultar na economia de dinheiro, sobretudo, para quem tem dívidas com valores altos ou prazos amplos.
No entanto, quanto à contratação, ela costuma ser um pouco mais burocrática do que a do crédito pessoal.
Sobretudo, porque é bastante comum que os bancos solicitem o envio de comprovantes de todas as dívidas em aberto.
Além disso, há bancos que não aprovam o crédito quando qualquer uma das dívidas está atrasada, o que pode dificultar um pouco o processo de contratação.
Qual crédito escolher?
Como você viu acima, existem várias diferenças entre o crédito pessoal e o crédito consolidado. Como a finalidade de utilização do dinheiro, as taxas de juros, a facilidade de contratação etc.
Ao entender as diferenças entre eles, você tem a chance de tomar decisões mais informadas e escolher a opção que melhor atenda às suas necessidades.
Portanto, avalie qual dessas opções é a para o seu caso e não se esqueça de comparar ofertas de vários bancos para ter as melhores condições.