Crédito para reforma: como funciona e dicas para solicitar
Precisa fazer uma reforma em seu imóvel? Confira aqui o que é o crédito para reforma e algumas dicas para quem deseja solicitá-lo!
Contratar uma das opções de crédito para reforma pode ser uma solução para quem deseja reformar seu imóvel. Dependendo do caso, é preciso encontrar várias vantagens. Mas é preciso estar atento a certos detalhes. Confira aqui o que é o crédito para reforma. Veja ainda algumas dicas para fazer a solicitação!
O que é e como funciona o crédito para reforma?
Muitas pessoas sonham em fazer uma reforma em suas casas ou em seus apartamentos. No entanto, o valor cobrado pelos materiais de construção e o valor da mão de obra podem ser dois dos obstáculos.
Contratar um crédito para reforma pode ser útil para quem precisa de um dinheiro para tal finalidade. No caso, o interessado pode optar pelo crédito habitação voltado para obras ou um crédito pessoal.
As duas linhas de crédito possuem suas diferenças. Na primeira, a pessoa irá solicitar um valor. Esse valor precisa ser correspondente a uma certa porcentagem do valor de avaliação do seu imóvel.
Depois de fazer a solicitação, é só pagar as parcelas (com juros) dentro do prazo. Esse serviço possui algumas vantagens. Aqui é possível destacar a possibilidade de contar com taxas de juros acessíveis.
Os longos prazos de pagamento (que podem ser de até 40 anos) também podem agradar. No entanto, o cliente pode ter que deixar uma garantia de pagamento.
Já a segunda é uma das variações do crédito pessoal. Aqui, o cliente não precisa deixar uma garantia e pode utilizar o crédito tanto para a realização da obra quanto para outra finalidade.
Mas é preciso estar atento porque os prazos são menores que os praticados no crédito para obras. Já as taxas podem ser maiores. Lembrando que várias empresas portuguesas oferecem essas soluções.
Como solicitar o crédito para reforma?
Ficou interessado em contratar um dos serviços financeiros destinados para quem procurar por crédito para reforma? Como foi dito acima, os portugueses podem encontrar diversas opções.
Em ambos os casos, o cliente precisa, primeiramente, conferir as ofertas disponíveis. Há empresas que permitem a realização de simulações. Depois, é só enviar a proposta (que pode ser feita de forma virtual).
A empresa pode realizar uma análise da documentação e de crédito. Já as próximas etapas podem variar de acordo com o serviço contratado. No empréstimo, a pessoa precisa esperar para assinar o contrato.
Já no crédito habitação, o imóvel do cliente pode ter que passar por uma avaliação. Além disso, o solicitante pode ter que ir até uma agência bancária física para realizar a assinatura do contrato.
Nos dois casos, a liberação do crédito acontecerá no final do processo de contratação. O tempo necessário para o depósito também pode mudar de acordo com cada caso.
5 dicas para quem deseja solicitar o crédito para reforma
Fazer a reforma de um imóvel é algo importante, visto que esse é a chance de fazer melhorias no mesmo e deixá-lo “com a sua cara”. Contratar um crédito para reforma para essa missão pode ser algo útil.
Pensando nisso, o Creditável selecionou cinco dicas que podem ser importantes durante o processo de solicitação desse serviço financeiro. Confira abaixo mais detalhes:
1. Veja qual opção atende melhor às suas necessidades
Como foi dito acima, os portugueses que precisam de um dinheiro extra para fazer uma reforma pode escolher entre o crédito para habitação e o crédito pessoal para obras. Mas é preciso pensar bem.
A recomendação é conhecer cada opção e escolher a que melhor atende às suas necessidades. Isso porque as duas linhas de crédito possuem características diferentes, como os prazos e as taxas.
Mas não é só isso. No crédito pessoal, por exemplo, é possível utilizar o dinheiro para outras finalidades. Por isso, o cliente precisa pesquisar as ofertas disponíveis e fazer uma comparação entre elas.
2. Organize suas finanças
Contratar um empréstimo ou um financiamento pode ajudar na realização de um sonho. Mas é preciso fazer um planejamento financeiro para que esse momento não se transforme em um pesadelo.
Em ambas modalidades, o cliente irá fazer o pagamento de forma parcelada. Ao organizar suas finanças, é possível saber os valores recebidos, as contas que precisam ser pagas e os gastos realizados.
Do mesmo modo, é possível saber se o valor das parcelas não irá atrapalhar nas despesas já existentes. Uma dica aqui é criar uma planilha digital (que pode ser acessada pelo computador ou pelo smartphone).
3. Confira se não há problemas com o Banco de Portugal e verifique sua taxa de esforço
O interessado em solicitar um crédito para reforma precisa também conferir se não há problemas com o Banco de Portugal. Esse é um ponto que pode ser avaliado pelas instituições antes de conceder crédito.
No caso, essas empresas conferem a situação do cliente na Central de Responsabilidade de Crédito (CRC). Esse banco de dados traz informações sobre as pessoas que contrataram produtos de crédito.
Para não ter problemas, é preciso realizar o pagamento de suas contas em dia. Outro ponto que pode ser importante durante o processo de contratação é a taxa de esforço (que precisa ser de até 35%).
4. Separe toda a documentação pedida e marque a sua avaliação
Na hora de pedir um serviço financeiro, os clientes podem ter que enviar/entregar alguns documentos. Uma dica importante, para agilizar o seu pedido, é fazer essas ações da forma mais rápida possível.
Com isso, a empresa pode realizar as análises dos seus dados pessoais e de outras informações de forma mais rápida. No caso do crédito para reforma, o cliente pode ter que enviar:
- Documento de identidade (Bilhete de Identidade ou o Cartão de Cidadão);
- Comprovante de residência;
- Comprovante de IBAN;
- Comprovante de renda;
- Declaração do IRS;
- Recibos de vencimento;
- Mapa de responsabilidade de crédito;
- Certidão de Teor;
- Orçamento da obra;
- Licença de Utilização/Habitabilidade; e
- Entre outros.
Quer outra dica que pode ajudar a tornar o processo de solicitação mais rápido? Caso você contrate o crédito para habitação, procure marcar a avaliação do imóvel para a data mais próxima.
5. Fique atento às taxas de juros
Por fim, o cliente precisa, para não ter surpresas no futuro, estar atento às taxas de juros praticadas pela instituição financeira que está oferecendo o serviço financeiro.
Esse é um ponto que pode interferir no valor da parcela. Aqui, o cliente precisa estar atento ao valor da Taxa de Juro Anual Nominal (TAN) e da Taxa Anual de Encargos Efetiva Global (TAEG).
O valor cobrado pode mudar de acordo com a modalidade de crédito escolhida e de acordo com a empresa. Dependendo do caso, como no crédito habitação, é possível encontrar taxas atrativas.
Por isso, é preciso fazer uma análise de todas as ofertas e, depois, ver a que possui as taxas menores. Gostou do conteúdo? Agora, é só pesquisar a linha de crédito ideal para você e reformar o seu imóvel.