Crédito Habitação: Estratégias para Aprovação em Portugal
Quer saber como ter o crédito habitação aprovado? Então, confira aqui algumas dicas que podem te ajudar com isso!
Você vai pedir crédito habitação, mas está com medo de não ser aprovado? Essa é uma preocupação comum de muitas pessoas atualmente. Mas não se preocupe, pois para te ajudar a se preparar para esse passo tão importante, listamos abaixo algumas estratégias que podem te ajudar a obter a aprovação do crédito habitação. Confira!
Dicas para o crédito habitação ser aprovado em Portugal
Adquirir uma casa é um dos investimentos mais importantes na vida de muitos portugueses, e o crédito habitação é uma ferramenta que pode facilitar esse processo.
No entanto, a aprovação para um empréstimo deste tipo pode ser desafiadora e, por isso, ela exige uma preparação cuidadosa.
A boa notícia é que há algumas estratégias que podem te ajudar com isso. Confira abaixo formas eficazes de aumentar suas chances de aprovação no crédito habitação.
1. Verifique os requisitos do banco
Em primeiro lugar, é preciso conferir quais são os requisitos exigidos pelo banco para a aprovação do crédito habitação.
Embora as exigências costumem ser parecidas, elas podem ser um pouco diferentes. Portanto, antes de fazer o pedido, leia com atenção as informações na página do banco em que você irá solicitar o crédito.
Além disso, confira se você cumpre com todos os requisitos e, se este não for o caso, considere pedir o crédito habitação em outras instituições financeiras.
2. Mantenha um bom histórico de crédito
O histórico de crédito desempenha um papel crucial na aprovação do empréstimo. Portanto, verifique seu histórico e, se necessário, procure tomar medidas para melhorá-lo.
Tenha em mente que os bancos se preocupam em não receber o valor emprestado. Sendo assim, a existência de dívidas é algo que pode atrapalhar o processo de aprovação do crédito.
Por isso, se for preciso, pague as dívidas pendentes ou que estão em atraso antes de solicitar o empréstimo.
3. Poupe para dar a entrada do crédito habitação
Outra estratégia para ter o crédito habitação aprovado é oferecer um valor maior para a entrada e, consequentemente, solicitar um montante menor para o empréstimo.
Na verdade, os bancos portugueses costumam oferecer de 90% até 80% do valor total do imóvel. Sendo este valor maior para a habitação primária e o menor, para a habitação secundária.
Então, quando você está disposto a solicitar uma porcentagem menor, o banco entende que você tem responsabilidade para pagar o empréstimo e suas chances de consegui-lo podem ser maiores.
Além disso, poupar para essa entrada não apenas facilita a aprovação, mas também pode resultar em condições de empréstimo mais favoráveis.
4. Estabilidade no emprego
A sua situação empregatícia é um fator que os bancos consideram ao aprovar um crédito habitação.
Ter um emprego estável e uma fonte consistente de renda aumentará suas chances de aprovação. Então, se possível, evite mudanças de emprego durante o processo de solicitação.
5. Considere utilizar mais de um titular
Atualmente, é bastante comum colocar mais de um titular no contrato do crédito habitação em Portugal.
Essa é uma estratégia que pode passar confiança ao banco, já que a instituição entende que você não é a única pessoa que ficará responsável pelo pagamento.
Por isso, se necessário, considere incluir outros membros do seu agregado familiar na hora de solicitar o crédito. A aprovação do crédito habitação em Portugal exige uma abordagem estratégica e cuidadosa.
Ao seguir estas estratégias, você estará melhor preparado para enfrentar o processo e realizar o sonho de ter a casa própria.