Consolidação de Crédito: Solução para Dívidas em Portugal

A consolidação de crédito pode ser uma boa forma de gerenciar vários créditos. Entenda aqui como ela funciona e saiba se vale a pena!

Você tem várias dívidas e está considerando a consolidação de crédito? Então, saiba que essa pode ser uma ferramenta útil. Para te ajudar a entender mais sobre o assunto, abaixo, vamos explicar o que é a consolidação de crédito, como funciona e se é uma escolha viável. Confira!

Imagem: divulgação/web.

O que é consolidação de crédito?

A consolidação de crédito é um processo que envolve combinar múltiplas dívidas em um único crédito.

Ou seja, se você já contratou e está pagando dois ou mais créditos, pode contratar o crédito consolidado para unir essas dívidas em uma só.

Sendo assim, em vez de lidar com vários credores e prazos de pagamento, você poderá ficar com um único empréstimo, geralmente com uma taxa de juros mais baixa e um prazo de pagamento mais longo.

Quais são os requisitos para a consolidação de crédito?

O pagamento de vários empréstimos e até mesmo de dívidas de cartões de crédito pode ser uma tarefa desafiadora.

Sendo assim, se você busca simplificar suas finanças e encontrar um caminho para a estabilidade, o crédito consolidado surge como uma potencial solução.

No entanto, os bancos costumam exigir que você cumpra com alguns requisitos para contratar esse produto financeiro.

Primeiramente, é preciso ter duas ou mais dívidas, seja de outros créditos ou até mesmo de cartões de crédito.

Em segundo lugar, alguns bancos podem exigir que você tenha uma situação empregatícia estável e que comprove sua renda proveniente do seu trabalho.

Por fim, também é possível que os bancos não realizem a consolidação de crédito quando eles possuem parcelas atrasadas. Então, é preciso se atentar a esse requisito e resolver as pendências antes da contratação.

Vantagens

Se você está interessado na consolidação das suas dívidas, saiba que isso pode oferecer diversas vantagens. Veja a seguir quais são elas:

  • Simplicidade: ao consolidar as dívidas, você elimina a complexidade de lidar com múltiplos créditos, datas de vencimento e taxas diferentes;
  • Taxas de juros mais baixas: em muitos casos, o crédito consolidado tem taxas de juros mais baixas do que aquelas associadas a outras modalidades de crédito;
  • Melhoria do histórico crédito: se gerenciado com responsabilidade, um empréstimo de consolidação pode contribuir para a melhoria do histórico de crédito, desde que os pagamentos sejam realizados na data certa;
  • Prazos mais longos: com um crédito consolidado, você também pode ter a chance de conseguir um prazo mais longo para finalizar o pagamento, o que pode oferecer alívio financeiro para o seu bolso.

A consolidação de crédito é uma solução viável?

Como você viu acima, a consolidação de crédito possui diversas vantagens. Porém, para saber se ela vale a pena no seu caso, é necessário prestar atenção a vários fatores. 

É importante lembrar que a consolidação de crédito não elimina dívidas, apenas as reorganiza. 

Sendo assim, é importante avaliar suas finanças para se certificar de que você conseguirá pagar as parcelas do crédito em dia.

Além disso, o ideal é comparar as diferentes opções oferecidas pelos bancos portugueses. 

Afinal, é só ao analisar todas as condições do contrato, como taxas, prazo e valor das parcelas que você entenderá se realmente irá economizar.

Sendo assim, a consolidação de crédito pode ser uma solução eficaz para muitos portugueses que buscam simplificar suas finanças e reduzir as dívidas, desde que você leve em conta esses fatores que citamos.

Daniele Freitas
Escrito por

Daniele Freitas

Carregando…

0