Como poupar dinheiro em Portugal: dicas

Não tem certeza de como poupar dinheiro em Portugal? Então, confira aqui várias dicas que podem te ajudar a fazer isso de forma simples.

Quer saber como poupar dinheiro em Portugal e não tem certeza de como começar? A boa notícia é que preparamos um artigo completo, com várias dicas para te ajudar! Siga nos acompanhando e confira!

Dicas de como poupar dinheiro em Portugal (Imagem: Andre Taissin/Unsplash)

Dicas simples e eficientes de como poupar dinheiro em Portugal

Poupar dinheiro é uma prioridade para muitos, especialmente em tempos de incerteza econômica. 

Seja para criar uma reserva de emergência, alcançar um objetivo financeiro ou apenas melhorar a sua saúde financeira, existem estratégias simples e eficientes que podem fazer a diferença no seu orçamento. 

Isso exige disciplina e planejamento, mas com pequenas mudanças nos seus hábitos diários, é possível aumentar a poupança e melhorar sua saúde financeira. 

Para te ajudar com isso, listamos abaixo algumas dicas práticas e simples de como poupar dinheiro em Portugal.

1. Crie um orçamento mensal

O primeiro passo para poupar dinheiro é entender exatamente para onde ele está indo. Sendo assim, criar um orçamento detalhado das suas despesas mensais pode te ajudar a ter um panorama claro das suas finanças. 

Com um orçamento bem detalhado, você poderá identificar áreas nas quais está gastando mais do que deveria e redirecionar esses fundos para a poupança.

2. Aproveite os cartões de fidelidade e promoções

Muitas lojas em Portugal oferecem cartões de fidelidade que dão acesso a descontos exclusivos e a possibilidade de acumular pontos que podem ser trocados por produtos ou descontos futuros. 

Além disso, aproveite promoções e compare preços antes de efetuar uma compra. Embora essa seja uma dica bem simples, ela pode fazer bastante diferença a longo prazo.

3. Planeje suas compras com antecedência

Uma das formas mais simples de poupar é planejar as suas compras com antecedência. Sobretudo, aquelas compras de itens mais caros, como, por exemplo, a troca do celular ou do computador.

Fazer uma lista das coisas que você precisa comprar e se dar o tempo necessário para comparar preços, pode te ajudar a evitar compras por impulso, que muitas vezes são desnecessárias e acabam custando caro. 

4. Evite dívidas desnecessárias

O crédito fácil pode ser tentador, mas evite acumular dívidas que não consegue pagar rapidamente. 

Cartões de crédito e créditos pessoais têm taxas de juros que podem transformar uma pequena dívida em um grande problema. 

Por isso, antes de contrair qualquer dívida, certifique-se de que será capaz de pagá-la dentro dos prazos estipulados.

Além disso, se você já tiver dívidas, considere a possibilidade de renegociar os termos com o seu banco ou consolidar as dívidas para reduzir as taxas de juros.

5. Revise seus gastos com assinaturas

Em 2025, muitas pessoas têm assinaturas de serviços que já não utilizam com frequência, como plataformas de streaming, academia etc.

Portanto, faça uma revisão mensal ou trimestral dos serviços que você está pagando e cancele aqueles que já não são essenciais.

Outra dica é renegociar contratos com empresas de telecomunicações ou seguros. Muitas vezes, é possível obter uma oferta melhor ao entrar em contato com o fornecedor e pedir uma revisão do preço.

6. Estabeleça objetivos financeiros

Ter objetivos claros de quanto você deseja poupar, pode te ajudar a se manter motivado e comprometido. Seja para uma viagem, para a compra de uma casa ou simplesmente para construir um fundo de emergência. 

Ter um objetivo específico e mensurável pode fazer toda a diferença. Sendo assim, defina prazos para alcançar esses objetivos e acompanhe regularmente o seu progresso. 

Dessa forma, você terá uma visão clara de quanto já poupou e o que falta alcançar seu objetivo.

Daniele Freitas
Escrito por

Daniele Freitas

Carregando…

0