Cartões de crédito: aliados ou vilões no período de festas?
Quer saber se os cartões de crédito são aliados ou vilões no período de festas? Então, descubra aqui como avaliar essa questão!
A utilização dos cartões de crédito no período de festas pode ser uma boa alternativa para realizar planos e sonhos. Mas essa também pode ser uma armadilha financeira! Então, para entender quando os cartões são aliados ou vilões, leia este artigo até o final!
Cartão de crédito é aliado ou vilão?
As festas de fim de ano são marcadas por encontros, celebrações e, claro, muitas compras. Nesse cenário, o cartão de crédito pode ser tanto um aliado quanto um vilão.
Afinal, se usado corretamente, ele oferece conveniência e recompensas; mas se mal administrado, pode gerar dívidas difíceis de controlar.
Para que você entenda melhor o assunto, explicaremos abaixo as principais vantagens e riscos de utilizar os cartões de crédito do período de festas. Confira!
Quando usar os cartões de crédito no período de festas?
Se usado com responsabilidade, ele pode facilitar as compras de fim de ano. Afinal, uma de suas maiores vantagens é a possibilidade de parcelar as compras e ter um fôlego para realizar o pagamento.
Outro benefício é a segurança nas transações online. Ao fazer compras virtuais, o cartão de crédito oferece proteção contra fraudes e a possibilidade de cancelamento em caso de problemas com o pedido.
Além disso, muitos cartões incluem seguros para compras, o que pode tornar esse processo ainda mais seguro.
Por fim, também vale a pena lembrar dos programas de recompensas e cashback, que permitem acumular pontos ou receber devoluções em dinheiro ao gastar.
Sendo assim, ao utilizar o seu cartão com responsabilidade e se certificar que as faturas seguintes podem ser pagas sem dificuldade, o cartão pode ser sim um grande aliado.
Também vale a pena lembrar que, muitas vezes, você pode colocar o dinheiro que utilizaria para uma compra à vista em uma conta remunerada ou outro tipo de rendimento.
Assim, você não só tem mais fôlego no pagamento, mas ainda tem a chance de fazer seu dinheiro trabalhar por você.
Essa estratégia é indicada, sobretudo, para comprar itens como móveis, eletrodomésticos e viagens, que costumam custar mais caro.
No entanto, como foi dito acima, você deve ter certeza de que poderá pagar a fatura na data correta. Do contrário, você terá que lidar com multas e juros.
Quando os cartões de crédito se tornam vilões?
Apesar de suas vantagens, o cartão de crédito pode se tornar um vilão se usado sem controle.
Sem dúvida alguma, um dos principais riscos é a tentação de gastar além do orçamento, especialmente com promoções e campanhas de fim de ano.
Afinal, a facilidade de pagamento a prazo pode mascarar o acúmulo de dívidas e comprometer sua saúde financeira.
Outro problema são os juros altos cobrados sobre pagamentos atrasados ou uso do crédito rotativo. Além disso, você deve evitar pagamentos mínimos , pois o saldo devedor pode aumentar rapidamente.
Sendo assim, pequenas parcelas podem se transformar em grandes dívidas, quando você não faz o pagamento dentro do prazo.
Como usar o cartão com inteligência
Para aproveitar os benefícios dos cartão de crédito sem cair em armadilhas, você pode seguir essas dicas:
- Estabeleça um orçamento e defina quanto você pode gastar antes de começar as compras;
- Evite parcelar demais as compras e opte por essa alternativa apenas quando não houver juros;
- Monitore seus gastos, usando planilhas ou mesmo aplicativos de controle financeiro para acompanhar suas despesas;
- Sempre que possível, pague o valor integral da fatura para evitar juros;
- Cadastre-se em programas de pontos e aproveite promoções e ofertas exclusivas.
No fim das contas, os cartões de crédito podem ser tanto aliados, quanto vilões, dependendo de como você os utiliza.
Como você viu acima, com planejamento, disciplina e controle financeiro, você poderá aproveitar as vantagens oferecidas e evitar dívidas desnecessárias.
Assim, você pode celebrar as festas com tranquilidade e começar o novo ano com suas finanças sob controle.