Carregando...

Cartão virtual vs. físico: quando usar cada um?

Não tem certeza de quando é melhor utilizar cartão virtual vs. físico? Então, saiba que escrevemos um artigo completo para te ajudar a entender melhor essa questão! Continue lendo para saber mais sobre essas duas opções e o momento certo de utilizá-los para aproveitar o melhor de cada um.

Cartão virtual vs. físico: quando usar cada um? (Imagem: Kaboompics/Pexels)

Cartão virtual vs. físico

Nos dias de hoje, os cartões virtuais têm-se destacado pela segurança e conveniência em compras online, mas os físicos continuam essenciais para determinadas situações. 

Entender as diferenças e os momentos ideais para usar cada um ajuda a maximizar benefícios, proteger os seus dados e garantir que você estará sempre preparado, seja no mundo digital ou presencial.

Mas se você ainda está em dúvida, confira a seguir mais informações sobre essa questão.

Quando usar o cartão virtual ?

Atualmente, os cartões virtuais são disponibilizados por muitas instituições financeiras em Portugal. Desde bancos tradicionais, como Bankinter ou CGD, até fintechs como Wise e Nomad.

Geralmente, eles são criados automaticamente através do aplicativo do seu banco ou fintech, sem custos adicionais.

Assim como os cartões tradicionais, eles contam com número, data de validade e CVV, porém, esses dados são diferentes daqueles do cartão físico. 

Sendo assim, em caso de fraude, basta cancelar o cartão imediatamente na app, o que não afeta o cartão físico ou a sua conta.

Também vale a pena ressaltar que os cartões virtuais são ideais para compras online.

Pois além dos benefícios citados acima, alguns bancos permitem que esses cartões sejam descartados depois de uma compra, evitando roubo de dados e clonagem. Neste caso, você pode criar outro cartão, com novos dados, sempre que precisar.

Na prática, esse tipo de cartão também permite controlar melhor os gastos. Afinal, às vezes é possível definir limites por operação, o que evita surpresas na fatura e bloqueia cobranças indesejadas. 

Por fim, vale a pena lembrar que eles possuem emissão imediata e você pode utilizá-los antes do cartão físico chegar até o seu endereço.

Quando usar o cartão físico?

Apesar das vantagens do virtual, o cartão físico continua sendo indispensável em várias ocasiões, tais como:

  • Pagamentos em lojas físicas sem NFC, já que pequenos estabelecimentos ainda usam terminais mais antigos que exigem o cartão e o chip;
  • Levantamentos em multibanco (ATM), visto que isso é impossível com o cartão virtual;
  • Reservas e aluguéis, já que hotéis, companhias de aluguel de automóveis ou equipamentos frequentemente exigem o cartão físico como garantia, mesmo em pagamentos digitais.

Nestes cenários, o cartão físico é a única opção viável, além de oferecer mais flexibilidade em viagens e no dia a dia.

Estratégia recomendada: use os dois a seu favor

Como você viu acima, tanto o cartão virtual, quanto o físico possuem suas vantagens! Sendo assim, a melhor abordagem é combinar os dois tipos de cartão, da seguinte forma:

  • Use sempre o virtual para compras online (especialmente em sites desconhecidos ou internacionais) isso protege os seus dados reais e facilita o cancelamento caso algo dê errado;
  • Reserve o cartão físico para situações necessárias, como levantar dinheiro, comprar em lojas sem pagamento por aproximação, ou para reservas de hotel/carro;
  • Mantenha ambos com precaução: atualize sempre a app bancária, monitore notificações e limites, reveja a fatura com atenção e bloqueie cartões imediatamente se notar transações suspeitas.

Ao seguir essas dicas, você aproveita o melhor dos dois mundos: segurança reforçada e máxima conveniência!

Daniele Freitas
Escrito por

Daniele Freitas