Cartão de Crédito Virtual: o que é e como você pode criar o seu

Quer saber o que é um cartão de crédito virtual e como você pode criar o seu? Então, confira aqui essas e outras informações!

Quer saber o que é um cartão de crédito virtual e como você pode criar o seu? Então, a boa notícia é que escrevemos este artigo para te ajudar. Abaixo, vamos te explicar direitinho o que é e como funciona o cartão de crédito virtual e mostrar o passo a passo completo de como criar o seu. Confira!

Cartão de crédito virtual (Imagem: reprodução/E-konomista)

O que é um cartão de crédito virtual?

Com o aumento das compras online e o avanço das fraudes cibernéticas, a segurança financeira tornou-se uma prioridade para consumidores em todo o mundo. 

Em Portugal, uma das soluções mais eficazes para proteger as transações digitais é o uso do cartão de crédito virtual, que na prática, nada mais é do que uma versão digital do cartão de crédito físico. 

Ou seja, assim como um cartão físico, ele possui todas aquelas informações necessárias para você fazer compras, como um número de cartão, data de validade e código de segurança.

Além disso, com ele, você pode fazer compras online, mas também em lojas físicas, cadastrando o seu cartão em carteiras digitais, como Google e Apple Pay.

Como criar um cartão de crédito virtual

Criar um cartão de crédito virtual é um processo simples e acessível através de bancos e serviços financeiros que oferecem essa funcionalidade. Veja o abaixo passo a passo de como criar o seu.

1. Verifique a disponibilidade no seu banco

Antes de tudo, vale a pena lembrar que muitos bancos portugueses já oferecem um cartão de crédito digital automaticamente aos seus clientes.

Normalmente, assim que você solicita um cartão físico, o cartão virtual já é gerado e costuma estar disponível na aplicação ou no homebanking.

Se este não for o caso do seu banco, então é importante verificar se a instituição financeira oferece a opção de gerar um cartão de crédito virtual. 

Em Portugal, muitos dos bancos, como a Revolut, Caixa Geral de Depósitos, Wise e Novo Banco, oferecem esse serviço através das suas plataformas online ou aplicativos móveis.

2. Acesse a aplicação ou homebanking

O próximo passo é fazer login na aplicação móvel do seu banco ou no serviço de homebanking. 

Em seguida, acesse o menu de cartões e procure por “cartão de crédito virtual”, “cartão temporário”, “cartão MBNet” ou outra opção similar.

3. Escolha as configurações do cartão

Após selecionar a opção de gerar um cartão virtual, você poderá definir os detalhes do cartão. Isso irá depender do banco, mas em alguns casos é possível definir o limite de crédito e outras questões relacionadas.

Além disso, também vale a pena lembrar que alguns bancos permitem que você escolha entre os cartões para utilização única ou para várias compras.

4. Geração do cartão

Com as configurações escolhidas, o sistema irá gerar automaticamente os dados do cartão virtual, incluindo número, validade e CVV. 

Agora que o seu cartão virtual está gerado, você pode utilizá-lo em qualquer loja online que aceite cartões de crédito, da mesma forma que usaria o seu cartão físico.

Além disso, também pode cadastrá-lo em carteiras de pagamento digitais para utilizá-lo também para pagar compras em lojas físicas.

Utilizar um cartão de crédito virtual é seguro?

Agora, você já sabe o que é e como criar um cartão de crédito virtual. Porém, muitas pessoas ainda se perguntam se este tipo de cartão é seguro.

A grande diferença entre um cartão físico e o virtual é que dados são gerados de forma única para o cartão virtual e, portanto, são diferentes dos dados do cartão físico.

Por essa razão e pelo fato de que eles só existem de forma digital, eles oferecem uma camada extra de segurança para as suas compras.

Também vale ressaltar que ele protege as informações do seu cartão físico. Já que mesmo que os dados do cartão virtual sejam comprometidos em uma eventual fraude, o cartão principal permanece seguro.

Além disso, você pode facilmente cancelar o cartão virtual e gerar um novo, o que também faz dele uma alternativa bastante segura.

Por tudo isso, ele se torna uma alternativa até mesmo mais segura que os cartões físicos e, com certeza, pode valer a pena utilizar um cartão virtual.

Daniele Freitas
Escrito por

Daniele Freitas

Carregando…

0