Cartão de crédito em Portugal: Taxas e Como funciona

Quer saber como funciona o cartão de crédito em Portugal e as taxas cobradas? Então, veja aqui todos os detalhes!

O que precisa saber sobre o cartão de crédito em Portugal

Quer saber como funciona o cartão de crédito em Portugal? Então, saiba que preparamos este artigo para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto e ajudá-lo a manter-se informado antes de solicitar um cartão.

O cartão pode ser uma forma de pagamento vantajosa. No entanto, é também importante compreender quais são as taxas associadas a ele, além de conhecer algumas instituições financeiras que não cobram algumas dessas taxas.

Neste artigo, explicaremos como funciona o cartão de crédito em Portugal, quais taxas precisa pagar ao utilizá-lo e muito mais. Então, continue lendo este artigo e confira tudo isso a seguir.

Como funciona o cartão de crédito em Portugal?

Um cartão de crédito permite-lhe fazer compras de bens e serviços em diversos estabelecimentos comerciais, sejam eles físicos ou virtuais.

Ele possui um limite de crédito, ou seja, um montante que pode utilizar, que é estipulado pela instituição emissora do cartão. Ao contrário do cartão de débito, que apenas permite gastar o valor que você possui na sua conta.

Todos os meses, deve pagar o montante que foi utilizado. Embora alguns cartões também permitam pagamentos mensais flexíveis.

Além disso, alguns cartões oferecem outros benefícios, como Descontos em lojas parceiras, Cashback, a possibilidade de fazer compras no estrangeiro, etc.

Taxas dos cartões de crédito

Outro ponto importante que precisa entender antes de solicitar um cartão de crédito são as taxas cobradas pelos bancos.

Na verdade, existem várias taxas associadas ao uso de um cartão de crédito. A taxa mais comum é a TAEG, que é aplicada sobre o montante gasto usando o cartão.

Esta taxa é fixada pelo emissor do cartão e pode variar bastante de acordo com a entidade.

Além desta taxa, as instituições também podem cobrar outras, como por exemplo:

  • Comissão de disponibilização do cartão, também chamada de anuidade, que pode ser cobrada uma única vez ao ano ou, em alguns casos, dividida em parcelas mensais;
  • Taxa de cash advance, ou seja, do saque de parte do limite de crédito;
  • Pagamento em outras moedas.

Além disso, ao solicitar um cartão, verifique a existência de outras taxas de acordo com a instituição financeira escolhida por si.

Instituições que oferecem cartão sem taxas

Apesar do que foi dito acima, existem vários bancos portugueses que não cobram anuidade do cartão ou algumas outras taxas.

Quer saber quais são eles? Então, veja a seguir a lista com diversas opções:

  • Wizink;
  • Activo Bank;
  • Novo Banco;
  • Caixa Geral de Depósitos;
  • Millennium BCP;
  • Unibanco;
  • BPI;
  • Banco CTT.

O cartão de crédito é aceite em todos os estabelecimentos em Portugal?

Ao contrário do Brasil ou de outros países, os cartões de crédito nem sempre são aceitos em estabelecimentos portugueses. 

Assim, isso inclui restaurantes, lojas e diversas empresas que fornecem vários tipos de serviços.

Segundo os comerciantes, esta forma de pagamento nem sempre é aceita devido às taxas cobradas pelas operadoras.

Sendo assim, nestes casos a alternativa é fazer o pagamento das compras com dinheiro ou com o cartão de débito.

Agora que já conferiu este artigo, tem um bom entendimento de como usar o seu cartão de crédito em Portugal de forma inteligente e responsável!

Além de saber como poupar ao solicitar um cartão sem anuidade e outras taxas. Então, é só pedir o seu cartão e aproveitar as vantagens que ele oferece!

Daniele Freitas
Escrito por

Daniele Freitas

Carregando…

0